terça-feira, 25 de agosto de 2009

guantanamo? dachau?

via a foto na capa da zero hora e fiquei petrificado. uma imagem vale mais que mil palavras, aquela coisa toda. brigadianos submetendo sem terra a uma fila de revista e identificação, os pms com armas e cães, os sem terra humilhados (se é que é possível serem mais humilhados do que já são por conta de incontáveis desgovernos estaduais ou federais, incluindo o do senhor "não sei de nada" lula da silva, o maior engodo que esse país já engoliu...) em postura de total submissão, ajoelhados no chão, mãos na nuca, postura que não é exigida nem de assassinos frios ou estupradores quando eventualmente detidos. fiquei me perguntando, ainda meio desentendido pelo impacto da imagem: guantanamo é aqui? dachau é ali em são gabriel? às vezes a gente usa tanto algumas expressões que elas acabam perdendo o sentido, a utilidade ou mesmo o prazo de validade. mas a esbatida expressão nazi-fascismo, que muito usávamos em meus tempos de militância estudantil, parece que nunca reviveu com tanta força em minha mente ao ver aquela capa de jornal. como diz meu amigo kafu: vaza, yeda!!!

Nenhum comentário: